Sabemos da dificuldade que o aluno pode sentir na hora de decidir qual curso vai prestar na faculdade. Ou recebe a pressão dos parentes por ainda não ter se decidido. E toda essa cobrança começa a gerar um frio na barriga toda vez que o assunto é citado. Fique tranquilo, porque é normal ter todas essas dúvidas, mas não fique aflito, vamos entender um pouco o porquê desses medos e tentar resolve-los?
1 – Medo de não ser aprovado
É normal o estudante ter medo de não ser aprovado, enquanto se prepara para os vestibulares. Principalmente, quando a concorrência é grande e o desempenho exigido é alto. Para lidar com esse receio, é importante o candidato se informar sobre as principais características da prova, analisando quais conteúdos podem ser cobrados e qual o modelo de prova exigido (objetiva, dissertativa, áreas que caem na prova…).
2 – Insegurança em relação ao curso escolhido
Quando aparece uma dúvida em relação ao curso escolhido, é importante procurar reconhecer quais são as razões da insegurança. Por exemplo:
O medo é devido a de não conseguir acompanhar o curso?
O medo é devido a não conseguir ser aprovado no vestibular?
Ter conhecido outra carreira ou ter pensado em outra possibilidade que também pareceu interessante?
Insegurança em relação à qualidade ou ao reconhecimento do curso?
Medo do mercado de trabalho, possibilidades de atuação ou do retorno financeiro?
A melhor dica para responder essas perguntas é pesquisar mais sobre a carreira, ver sites e vídeos no YouTube; conversar com profissionais e estudantes da área de interesse; ou participar de workshops, aulas experimentais e feiras de profissões.
3 – Ansiedade para o dia da prova
O ideal, é cuidar da ansiedade ao longo de todo o preparo para os vestibulares. Programar momentos de descanso e lazer, fazer atividade física, terapia, praticar meditação e relaxamento são alguns cuidados indicados. E não apenas nos momentos que antecedem as provas.
4 – Cobrança dos parentes
Existem vestibulandos que se sentem pressionados pela cobrança dos parentes. Nesse caso, é preciso compreender quais são as razões das cobranças. Por exemplo, será que os parentes têm noção da realidade do vestibular para o curso escolhido? Caso não tenham, é importante informar.
5 – Não saber qual faculdade escolher
A escolha da faculdade exige busca de informações. Quando o estudante não sabe qual faculdade escolher, é importante que seja feita uma pesquisa sobre todas as possíveis faculdade que a aluno gostaria de estudar, ou que oferecem o curso que ele quer prestar. Fazendo isso, ele já elimina as que não dão a devida assistência e você faz pesquisas mais profundas com as que oferecem.
Agora fica mais fácil identificar seus medos, e como você vai superar eles. E se precisar de ajuda, ou quiser se preparar para o Enem, entre em contato com a gente por nossos canais de comunicação e junte-se à força de ser Master.