5 temas frequentes em Filosofia para o ENEM 2023

Apesar de, aparentemente, constar poucas questões de Filosofia, no ENEM você pode encontrar exercícios de outras disciplinas que citam teorias de grandes filósofos. Por esse motivo, o estudo de Filosofia para o ENEM se torna tão importante.

Agora que você já sabe alguns macetes da prova de Filosofia do ENEM, é hora de saber os temas que, possivelmente, cairão na prova deste ano. Vamos aos 5 temas de Filosofia que poderão cair na prova do ENEM 2023.

  1. Filosofia Antiga – abrange dois momentos históricos da Grécia antiga que marcam o surgimento da Filosofia, sendo antes e depois de Sócrates. Ou seja, a Filosofia Antiga se divide em: Filosofia Pré-socrática e Filosofia Clássica (era de Sócrates, Platão e Aristóteles).
  2. Filosofia Medieval/Cristã – os padres filósofos uniam os pensamentos filosóficos clássicos com os preceitos bíblicos, em que faziam uma conexão entre a Fé e a Razão. Dentre os pensadores da época, se destacam Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
  3. Filosofia Moderna – é uma forma de pensamento, nascida no Renascimento, que separa a Fé e a Razão, dividindo-se em três áreas: Teoria do Conhecimento, Política e Ética. Os pensadores que mais se destacam nesse segmento são Descartes, Kant, Maquiavel e Bentham.
  4. Filosofia Contemporânea – abrange a era pós-moderna até os dias de hoje. Dentre os assuntos estudados destacam-se a sustentabilidade, conflitos sociais e bioética, por exemplo. Os filósofos mais comuns são  Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Zygmunt Bauman, dentre outros. 
  5. Filosofia Política – estuda a convivência do ser humano e as relações de poder, englobando o governo, democracia, cidadania, liberdade, justiça, etc. Essa vertente filosófica está presente desde a Grécia Antiga e se destacam pensadores como Aristóteles e Maquiavel.

Conheça algumas dicas para turbinar seu estudos em Literatura para o ENEM 2023

Para que seu processo de estudo para a prova do Enem seja o mais tranquilo, na medida do possível, separamos algumas dicas valiosas. É fundamental que organize sua rotina de estudos. Portanto, vamos às dicas:

  • Primeiramente, reserve um local tranquilo para estudar;
  • Depois, monte um cronograma de estudos separando um horário para cada tema. Você pode ordená-los por grau de dificuldade, por exemplo. Ainda, é imprescindível que reserve um horário para a leitura de cada livro. 
  • Faça um resumo de cada livros que você leu e de cada tema que estudou;
  • Elabore mapas mentais dos seus resumos;
  • Além disso, utilize diferentes métodos de estudo. Leia apostilas, ouça podcasts e assista vídeo aulas, por exemplo;
  • Por fim, faça simulados e exercícios de questões das edições anteriores do Enem. Assim, você estará mais familiarizado com esse estilo de prova.

Gêneros Literários

O Exame Nacional do Ensino Médio pode exigir que você saiba os gêneros literários dos livros que leu e também dos textos que fazem parte do enunciado.

Os gêneros literários são formas de categorizar os textos de acordo com sua estrutura, semântica e contexto. Continue a leitura e saiba quais são eles:

  • Lírico – esse gênero literário se subdivide em Poesia, Soneto, Ode, Sátira, Haicai e Hino.  
  • Épico ou Narrativo – gênero que se subdivide em Romance, Conto, Novela, Fábula, Crônica, Epopeia.
  • Dramático – refere-se a literatura teatral e se subdivide em Tragédia, Farsa e Elegia.

Conheça todos os cursos do Master Digital e conquiste sua aprovação

O aluno vai intensificar os estudos de FORMA ON-LINE, em um ambiente TOTALMENTE VIRTUAL, por meio da nossa plataforma digital, que foi desenvolvida especialmente para oferecer o melhor para o aluno. Ele terá acesso as aulas gravadas e ao vivo, produzidas exclusivamente de nosso estúdio de alto padrão, com conteúdo de altíssima qualidade.

Nossos cursos

O Master Potência é o curso que vai oferecer ao aluno de forma on-line, um conteúdo completo (aulas gravadas e ao vivo, monitorias, redações, e muito mais) e disponível acesso a Plataforma SAS. Nosso conteúdo é assertivo para seu filho conquistar a aprovação no Enem.

O Master Ação, o aluno vai ter acesso a todos os benefícios que nossa plataforma pode te oferecer, além de contar com toda experiências pedagógica dos nossos professores ultra qualificados. O conteúdo é oferecido de forma totalmente on-line, e assertivo para seu filho conquistar a aprovação no Enem.

O Master Unit oferece uma preparação para a prova de cursos de medicina, com nosso conteúdo todo ajustado a banca Strix, garantindo a aprovação. O aluno vai ter acesso de forma on-line ou híbrida (on-line e presencial).

Nossas matérias isoladas são para os alunos que buscam focar em matérias específicas, por sentir alguma dificuldade de aprendizagem, e também para intensificar seus estudos para futuros vestibulares.

Para os alunos que preferem repassar o assunto com exercícios, temos o Banco de Questões. São milhares de itens, de diversos anos, e diferentes graus de dificuldade das principais instituições do país.

São muitas opções para te ajudar a conquistar sua aprovação.

Não perca tempo e faça sua matricula agora.

Conheça os benefícios que você terá estudando com o método 5W2H

O nome dessa ferramenta junta as primeiras letras (em inglês) das diretrizes usadas no processo. Com isso, ela estimulará você a responder questionamentos importantes que trarão boas soluções.

Iremos dividir cada uma em um tópico e conhecer mais a fundo parte por parte, saber o que significa e como funciona.

Por que usar o 5W2H?

Alguns especialistas ainda sugerem variações para a sigla, que podem servir para outras realidade: 5W1H (sem o H de “how much”) e 5W3H (inclui um terceiro H para se referir ao “how many”, ou seja, quantos). Todas as alternativas são válidas e seus usos vão depender da situação, e a pessoa responsável deve decidir qual das técnicas melhor se encaixa para sua necessidade.

A técnica do 5H2W é muito usada dentro de ambientes corporativos ao servir como um checklist para garantir que as tarefas traçadas sejam feitas da maneira correta, mas também pode ser usada por alunos. Abaixo vemos de forma resumida cada item.

Vamos entender melhor cada item separadamente:

What: o que será feito?

O primeiro passo é identificar o problema ou a questão que deve ser resolvida. Vamos usar de exemplo um cenário que assusta muitos alunos do EAD: a entrega da monografia. Nesse caso, o estudante precisa decidir fatores básicos antes de prosseguir com o seu trabalho de conclusão de curso. Qual será o tema abordado? Qual será a metodologia usada?

Why: Por que será feito?

Essa parte é muito usada nas empresas, em especial na hora de priorizar um projeto. Os gestores precisam entender a função daquela proposta e quais serão os retornos que ela trará para a companhia: lucro, awareness, maior produtividade e agilidade na entrega, etc.

Where: onde será feito?

Também é uma pergunta mais voltada para o ambiente corporativo, que mapeia as áreas envolvidas no projeto. Assim, fica mais fácil localizar possíveis fontes de problema e já se adiantar a elas.

When: quando será feito?

Todo projeto deve ter um prazo – se não, ele vira apenas uma aspiração; o velho clichê “objetivos sem metas são apenas sonhos” se aplica perfeitamente a essa situação. Uma boa dica para se organizar e não perder nenhum prazo é pensar de trás para frente, começando pela data final de entrega.

Who: por quem será feito?

Essa etapa do 5W2H visa entender quem são os indivíduos responsáveis pelas etapas. No caso da monografia, pode-se pensar que apenas o estudante deve ser listado, mas não é bem por aí. Alguns trabalhos são extremamente beneficiados se tiverem entrevistas com especialistas e os nomes devem ser listados.

How: como será feito?

O que é necessário para esse projeto ser feito, quais são as etapas que precisam ser cumpridas para que o objetivo final seja alcançado? Para melhorar a visualização geral, é uma boa ligar com o “Quem” e o “Quando”, ou seja, atribuir um responsável e um prazo para cada tarefa.

How much: quanto custa fazer?

Essa pergunta não se aplica a todos os projetos, mas mesmo assim é bom tê-la em mente. Qualquer imprevisto que resulte em gastos financeiros deve ser pensado, nem que seja em uma coluna separada.

Gostou desse método? Então é hora de aproveitar e passa em nosso site e escolha o curso para se preparar para o Enem ou a prova de Medicina da Unit!