Conheça os benefícios que você terá estudando com o método 5W2H

O nome dessa ferramenta junta as primeiras letras (em inglês) das diretrizes usadas no processo. Com isso, ela estimulará você a responder questionamentos importantes que trarão boas soluções.

Iremos dividir cada uma em um tópico e conhecer mais a fundo parte por parte, saber o que significa e como funciona.

Por que usar o 5W2H?

Alguns especialistas ainda sugerem variações para a sigla, que podem servir para outras realidade: 5W1H (sem o H de “how much”) e 5W3H (inclui um terceiro H para se referir ao “how many”, ou seja, quantos). Todas as alternativas são válidas e seus usos vão depender da situação, e a pessoa responsável deve decidir qual das técnicas melhor se encaixa para sua necessidade.

A técnica do 5H2W é muito usada dentro de ambientes corporativos ao servir como um checklist para garantir que as tarefas traçadas sejam feitas da maneira correta, mas também pode ser usada por alunos. Abaixo vemos de forma resumida cada item.

Vamos entender melhor cada item separadamente:

What: o que será feito?

O primeiro passo é identificar o problema ou a questão que deve ser resolvida. Vamos usar de exemplo um cenário que assusta muitos alunos do EAD: a entrega da monografia. Nesse caso, o estudante precisa decidir fatores básicos antes de prosseguir com o seu trabalho de conclusão de curso. Qual será o tema abordado? Qual será a metodologia usada?

Why: Por que será feito?

Essa parte é muito usada nas empresas, em especial na hora de priorizar um projeto. Os gestores precisam entender a função daquela proposta e quais serão os retornos que ela trará para a companhia: lucro, awareness, maior produtividade e agilidade na entrega, etc.

Where: onde será feito?

Também é uma pergunta mais voltada para o ambiente corporativo, que mapeia as áreas envolvidas no projeto. Assim, fica mais fácil localizar possíveis fontes de problema e já se adiantar a elas.

When: quando será feito?

Todo projeto deve ter um prazo – se não, ele vira apenas uma aspiração; o velho clichê “objetivos sem metas são apenas sonhos” se aplica perfeitamente a essa situação. Uma boa dica para se organizar e não perder nenhum prazo é pensar de trás para frente, começando pela data final de entrega.

Who: por quem será feito?

Essa etapa do 5W2H visa entender quem são os indivíduos responsáveis pelas etapas. No caso da monografia, pode-se pensar que apenas o estudante deve ser listado, mas não é bem por aí. Alguns trabalhos são extremamente beneficiados se tiverem entrevistas com especialistas e os nomes devem ser listados.

How: como será feito?

O que é necessário para esse projeto ser feito, quais são as etapas que precisam ser cumpridas para que o objetivo final seja alcançado? Para melhorar a visualização geral, é uma boa ligar com o “Quem” e o “Quando”, ou seja, atribuir um responsável e um prazo para cada tarefa.

How much: quanto custa fazer?

Essa pergunta não se aplica a todos os projetos, mas mesmo assim é bom tê-la em mente. Qualquer imprevisto que resulte em gastos financeiros deve ser pensado, nem que seja em uma coluna separada.

Gostou desse método? Então é hora de aproveitar e passa em nosso site e escolha o curso para se preparar para o Enem ou a prova de Medicina da Unit!

Aumente seu rendimento de estudo com o método da Matriz de Eisenhower

Também conhecida como Matriz de Gerenciamento do Tempo, ela consiste em 4 quadrantes, nos quais devemos distribuir nossas tarefas pendentes, de acordo com as seguintes categorias:

  • Importante e urgente;
  • Importante e não urgente;
  • Não importante e urgente;
  • Não importante e não urgente.

Vamos entender melhor com o gráfico abaixo:

Quadrante 1: importante e urgente

No primeiro quadrante, ficam as tarefas mais cruciais para o seu trabalho. Elas recebem a prioridade mais alta, têm um prazo a ser respeitado e devem ser concluídas assim que possível. O lema aqui é: faça!

Quadrante 2: importante e não urgente

No segundo quadrante, colocamos as tarefas relacionadas às suas metas, mas que não têm uma data de conclusão bem delimitada. O ideal aqui é planejar, agendando um tempo para se dedicar a elas, desde que já tenha completado as tarefas do primeiro quadrante.

Quadrante 3: não importante e urgente

Por vezes, damos mais importância do que deveríamos a algumas atribuições, quando, na verdade, elas apenas têm uma certa urgência. O telefone é um grande exemplo: quando ele toca, o esperado é que a gente atenda, mas isso não quer dizer que a ligação sempre será importante. Sendo assim, cabe uma reflexão maior sobre atividades que deveriam estar nesse quadrante. O melhor a fazer será delegá-las a outra pessoa ou só tocar nelas se não tiver mais tarefas nos quadrantes anteriores.

Quadrante 4: não importante e não urgente

A percepção sobre tarefas que não sejam nem importantes e nem urgentes vai variar de profissional para profissional, mas se elas caírem nesse quadrante, deverão ser deixadas para depois ou, simplesmente, eliminadas.

Gostou desse método? Então é hora de aproveitar e passa em nosso site e escolha o curso para se preparar para o Enem ou a prova de Medicina da Unit!

Junte-se à força de ser Master!

Conheça como ter um ótimo rendimento de estudo com o método Mnemônico

Uma técnica mnemônica é um artifício do aprendizado para auxiliar na retenção e recordação de informações na memória.

Essas técnicas fazem uso de estratégias para acelerar a forma como gravamos as coisas em nossa memória, desde informações das mais simples até mais complexas.

No geral podem ser consideradas como truques da menta para que, com pouco esforço, as memórias sejam mais duráveis, ou seja, mais facilmente armazenadas na memória de longa duração.

Como esse métodos de memorização podem turbinar minha memória?

Quando falamos em turbinar a memória, fizemos isso para chamar atenção para esse texto. Não só pelo potencial que esses métodos têm de criar um atalho para a memorização, mas porque eles podem ser muito versáteis, sobretudo para qualquer momento de urgência.

A importância dessas técnicas mnemônicas não é somente cultural por serem antigas, mas por participarem até hoje da nossa vida, apesar de pouco notarmos a lógica por detrás delas.

Ao conhecer as técnicas, você perceberá que algumas delas refletem em como lidamos com dados da vida real e porque eles são organizados da forma que são.

Essas técnicas mnemônicas têm o potencial de melhorar a memorização nos estudos, na organização pessoal, no desempenho de profissionais e até garantir algum valor social se bem aplicadas.

Saiba quais benefícios você terá estudando com o método Pomodoro

Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. A técnica deriva seu nome da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao popular cronômetro gastronômico na forma dessa fruta. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Princípios

A versão original da técnica envolve seis passos:

  1. Escolher a tarefa ou tarefas a serem executadas;
  2. Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
  3. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco de novo à tarefa;
  4. Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos.
  5. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
  6. Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa (20-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

É referido que se deve dar o nome de pomodoro ao período de tempo de trabalho.

As etapas de planejamento, controle de tempo, gravação de registros e visualização são fundamentais para a técnica.

Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto.

Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam o pomodoro.

Nos intervalos prefira atividades que não exijam esforço mental.