5 temas frequentes em Filosofia para o ENEM 2023

Apesar de, aparentemente, constar poucas questões de Filosofia, no ENEM você pode encontrar exercícios de outras disciplinas que citam teorias de grandes filósofos. Por esse motivo, o estudo de Filosofia para o ENEM se torna tão importante.

Agora que você já sabe alguns macetes da prova de Filosofia do ENEM, é hora de saber os temas que, possivelmente, cairão na prova deste ano. Vamos aos 5 temas de Filosofia que poderão cair na prova do ENEM 2023.

  1. Filosofia Antiga – abrange dois momentos históricos da Grécia antiga que marcam o surgimento da Filosofia, sendo antes e depois de Sócrates. Ou seja, a Filosofia Antiga se divide em: Filosofia Pré-socrática e Filosofia Clássica (era de Sócrates, Platão e Aristóteles).
  2. Filosofia Medieval/Cristã – os padres filósofos uniam os pensamentos filosóficos clássicos com os preceitos bíblicos, em que faziam uma conexão entre a Fé e a Razão. Dentre os pensadores da época, se destacam Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
  3. Filosofia Moderna – é uma forma de pensamento, nascida no Renascimento, que separa a Fé e a Razão, dividindo-se em três áreas: Teoria do Conhecimento, Política e Ética. Os pensadores que mais se destacam nesse segmento são Descartes, Kant, Maquiavel e Bentham.
  4. Filosofia Contemporânea – abrange a era pós-moderna até os dias de hoje. Dentre os assuntos estudados destacam-se a sustentabilidade, conflitos sociais e bioética, por exemplo. Os filósofos mais comuns são  Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Zygmunt Bauman, dentre outros. 
  5. Filosofia Política – estuda a convivência do ser humano e as relações de poder, englobando o governo, democracia, cidadania, liberdade, justiça, etc. Essa vertente filosófica está presente desde a Grécia Antiga e se destacam pensadores como Aristóteles e Maquiavel.

Conheça algumas dicas para turbinar seu estudos em Literatura para o ENEM 2023

Para que seu processo de estudo para a prova do Enem seja o mais tranquilo, na medida do possível, separamos algumas dicas valiosas. É fundamental que organize sua rotina de estudos. Portanto, vamos às dicas:

  • Primeiramente, reserve um local tranquilo para estudar;
  • Depois, monte um cronograma de estudos separando um horário para cada tema. Você pode ordená-los por grau de dificuldade, por exemplo. Ainda, é imprescindível que reserve um horário para a leitura de cada livro. 
  • Faça um resumo de cada livros que você leu e de cada tema que estudou;
  • Elabore mapas mentais dos seus resumos;
  • Além disso, utilize diferentes métodos de estudo. Leia apostilas, ouça podcasts e assista vídeo aulas, por exemplo;
  • Por fim, faça simulados e exercícios de questões das edições anteriores do Enem. Assim, você estará mais familiarizado com esse estilo de prova.

Gêneros Literários

O Exame Nacional do Ensino Médio pode exigir que você saiba os gêneros literários dos livros que leu e também dos textos que fazem parte do enunciado.

Os gêneros literários são formas de categorizar os textos de acordo com sua estrutura, semântica e contexto. Continue a leitura e saiba quais são eles:

  • Lírico – esse gênero literário se subdivide em Poesia, Soneto, Ode, Sátira, Haicai e Hino.  
  • Épico ou Narrativo – gênero que se subdivide em Romance, Conto, Novela, Fábula, Crônica, Epopeia.
  • Dramático – refere-se a literatura teatral e se subdivide em Tragédia, Farsa e Elegia.