Mesmo se tratando de obra da ficção, um bom exemplo usado pelo professor Marcio André, o filme Sob Pressão, de Andrucha Waddington, retrata a realidade – ou parte dela – da saúde pública brasileira. Alguns obstáculos são expostos e nos causam muitas surpresas ao percebermos quanta dificuldade nossos médicos passam para fazer seu trabalho com qualidade e ideal. Em alguns casos, podemos perceber a deficiência de profissional, de materiais básicos, estrutura física e a violência local.
Um dos grandes desafios da saúde pública do Brasil é cumprir a primeira linha de raciocínio: garantir a qualidade de atendimento a todos. Podemos ver em jornais que isso não é cumprido e, por conta do atendimento precário, temos uma alta taxa de morte por falta de acesso a médico por parte da população. Para combater esse problema, foi lançada em 2003 a política nacional de humanização, que sugere que seja oferecida uma gestão mais democrática de unidades de saúde, na qual os trabalhadores têm maior poder para repensar o seu funcionamento, permitindo criar um atendimento mais humano dos pacientes.
Curtiu o tema e os esclarecimentos compartilhados por nosso professor? Em nossa plataforma você pode encontrar esse e muitos outros assuntos, que vão te levar a aprovação no vestibular! Mais que aprovações, o Master celebra ano a ano as conquistas de gente que transforma, conosco, sonhos em projetos de vida. Te convido a se juntar e fazer parte da força de ser Master.