Saiba como estudar com o método de Autoexplicação!!!

O principal componente da autoexplicação implica em fazer o aprendiz explicar algum aspecto do seu processo de pensamento durante a aprendizagem. De acordo com os pressupostos teóricos básicos sobre a técnica do questionamento de elaboração, a AE pode melhorar a aprendizagem, apoiando a integração de novas informações com o conhecimento prévio existente. Dependendo da variação do estímulo usado, os mecanismos específicos subjacentes aos efeitos autoexplicativos podem diferir um pouco.
Os estudos exploraram grande faixa de variação tanto nos diferentes tipos de estímulos como também nas tarefas e medidas de eficácia da técnica. Muito embora considere esta variabilidade como uma força da literatura, ela própria dificulta apoiar uma declaração geral e sintética sobre os mecanismos que estão por trás efeitos da AE.

Efeitos em contextos educativos representativas

Em relação à força da evidência de que a autoexplicação pode melhorar a aprendizagem em contextos educativos, são pelo menos sugestivos os resultados de dois estudos em que os participantes foram convidados a aprender conteúdos relevantes à disciplina ensinada. Em testes imediatos em que os participantes selecionavam e concebiam problemas de exemplo, o grupo da AE superou o grupo de controlo. Em outro estudo a autoexplicação não melhorou o desempenho em questões de transferência imediata, mas não melhorou o desempenho em questões de transferência mais tardia.

Como em geral são os efeitos de autoexplicação?

Condições de aprendizagem 
Vários estudos têm manipulado outros aspectos das condições de aprendizagem, além da AE. Por exemplo, Rittle-Johnson (2006) descobriram que a autoexplicação foi eficaz quando acompanhada por qualquer instrução direta ou aprendizagem através da descoberta. A AE retrospectiva melhorou significativamente o desempenho em relação à sua ausência, mas os efeitos não foram tão pronunciados quando comparados com a AE simultânea.

Características dos alunos 
Efeitos da autoexplicação foram observados tanto em alunos mais jovens como nos mais velhos. Tais efeitos têm sido relatados em alunos do jardim de infância, ensino fundamental, primeiro e segundo graus.
No entanto são necessários mais estudos para estabelecer a generalidade dos efeitos da AE em relação ao conhecimento e habilidade prévia.