Vamos desvendar os segredos da Tabela Periódica de uma forma prática?

Hoje a gente vai falar sobre um assunto muito importante na matéria de Química: a Tabela Periódica!

Antes de começar o assunto, é importante não se preocupar apenas com decorar o conteúdo. É preciso entender o que significa tabela periódica, o que a palavra periodicidade tem para nos dizer. Podemos trazer um exemplo prático, do nosso dia a dia, pra entender melhor o que é Tabela Periódica: o nosso calendário! É isso mesmo, o calendário. Vamos ver a imagem abaixo:

Se prestarmos atenção, do dia 1 para o dia 8, passaram sete dias; do dia 2 para o dia 9, mais sete dias; do dia 3 para o dia 10, novamente sete dias, e assim por diante. Com isso, podemos afirmar que o calendário é uma tabela periódica, por conta da repetição da quantidade de dia que se passa para chegar de uma data para outra. Que fantástico, não é mesmo?

E podemos continuar essa lógica da repetição. Perceba que poderíamos separar os dias em grupos dos dias da semana. Opa, temos outra repetição identificada! Isso porque eles fazem parte de um mesmo grupo, que nesse caso é o grupo da terça-feira!

Temos ainda outros exemplos de elementos que apresentam a periodicidade, como horários, estações e meses do ano, entre muitos outros exemplos

Entrando agora na tabela periódica, os químicos entenderam que os elementos que possuem as mesmas propriedades deveriam ser estudados juntos, justamente para facilitar nosso entendimento.

Quanta informação legal não é mesmo? Tudo isso e muito mais você encontra em nossa plataforma do Master Digital.