Se a gente perguntar, quantos livros você já leu esse ano? Sua resposta vai ser positiva ou negativa? E a pergunta te fez refletir sobre essa quantidade? Muitas vezes, as pessoas se queixam que não conseguem manter o foco para começar e ler um livro, e isso atrapalha a manter o interesse na leitura. Separamos aqui, 6 dicas para te ajudar a aumentar essa concentração e fazer suas leituras renderem. Vamos lá?
1 – Você de eliminar as distrações
Quando começar a ler é importante se afastar de tudo que possa disputar a sua atenção. Desligue a televisão, tire as notificações do celular, tente encontrar um espaço silencioso e isolado, deixe uma garrafa de água do seu lado (para não dar a si mesmo a desculpa de que precisa interromper a leitura, porque ficou com sede e precisa ir à cozinha) e pronto: hora de se dedicar à leitura.
2 – Intercale leituras
Ler um romance ou um livro de poesias, por exemplo, são experiências bem diferentes. Às vezes, você estará mais disposto a se envolver com uma história, seus personagens e conflitos. Outras, será mais relaxante ler curtas poesias que façam você refletir sobre a vida. De qualquer forma, essas vontades podem oscilar bastante, e será mais prazeroso e sua leitura irá render mais se conseguir ler o que quer naquele momento.
3 – Utilize dispositivos diferentes
Quando for possível, outra alternativa é trocar o formato no qual você está lendo. Ou seja, por mais que prefira ler um e-book, alternar a leitura com um livro físico pode ser muito útil quando a preguiça bater e seu cérebro começar a ansiar por uma novidade. Isso pode tornar a atividade mais dinâmica e aumentar a concentração.
4 – Faça intervalos de leituras
Por mais que estabeleça metas, crie diferentes estratégias e se prepare para focar ao máximo na leitura, algumas pausas podem ser muito úteis para aumentar sua concentração. Quando perceber que está muito disperso, agitado ou que está relendo muitas vezes um parágrafo, deixe o livro de lado, caminhe um pouco, distraia-se com outra atividade, faça um lanche ou ouça um pouco de música. A ideia é esquecer a leitura para voltar com foco total.
5 – Gerencie seus pensamentos
Sabe quando você está no meio de um parágrafo e lembra que precisa comprar algo? Ou quando passa pela sua cabeça que leu a mensagem de um amigo e esqueceu de responder? Ou ainda que você tem um simulado importante no final de semana, mas ainda não desmarcou um outro compromisso para realizá-lo?
6 – Defina pequenas metas
Estabelecer metas possíveis e de curto prazo estimulam a motivação e dão a disposição necessária para continuar lendo. Se estiver começando ou não tiver muito o gosto pela leitura, não tem problema definir um objetivo mais tranquilo com poucas páginas durante o dia. O importante é se manter estimulado, dedicar-se um pouco todo dia e, aos poucos, aumentar suas metas.
Agora que você conheceu as 6 maneiras para fazer suas leituras renderem, a tendência é que aplicando aos estudos, seu rendimento vai aumentar bastante. E se precisar de ajuda, ou quiser se preparar para o Enem, entre em contato com a gente por nossos canais de comunicação e junte-se à força de ser Master.