9 dicas para otimizar o tempo de prova no Enem

É comum que os candidatos fiquem nervosos, com medo de não conseguir resolver todas as questões e preencher o gabarito antes dos minutos finais.

A preocupação aumenta ainda mais em provas grandes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, de nada adianta dominar boa parte do conteúdo se, por falta de tempo, você tiver que chutar ou deixar de responder dezenas de questões.

Para te ajudar nisso, reunimos 9 dicas para você otimizar seu tempo de prova. Confira!

1. Priorize a redação

Os professores aconselham que os candidatos comecem a prova lendo a proposta de redação e desenvolvendo seu texto, processo que deve durar de 1 hora a 1 hora e meia. Assim, você pode escrever seu texto com a cabeça mais fresca e ganha tempo para revisar e passar a limpo a redação no final da prova.

2. Comece pelas disciplinas preferidas

Ao começar pelas questões que mais gosta, você inicia a prova acertando mais questões e, consequentemente, com mais confiança e menos estresse, o que pode garantir uma autoestima melhor para as disciplinas mais difíceis.

3. Das mais fáceis para as mais difíceis

Uma das principais dicas para conseguir resolver toda a prova a tempo é a técnica pega varetas, na qual os candidatos devem resolver primeiro as questões de nível fácil e médio e, só depois, partir para as questões mais difíceis.

4. Pule sem medo

Ao encontrar questões de nível difícil, a melhor dica é pular para o próximo item e voltar às questões mais complexas no final da prova, após já ter respondido as de nível fácil e médio.

5. Controle seu tempo de prova

A recomendação do coordenador Heitor é que o estudante tente resolver 20 questões a cada hora de prova. “Para, assim, ele ter consciência se está seguindo a prova num bom ritmo, se precisa acelerar ou se está conseguindo cumprir o tempo de prova previsto”, explica.

6. Leia o enunciado antes do texto

Primeiro o enunciado e depois o texto. Assim, ao ler o texto, é possível analisá-lo com mais atenção, buscando exatamente o que a questão pede. Além disso, muitas vezes, as questões podem ser respondidas sem a ajuda do texto, o que pode economizar ainda mais tempo.

7. Rabisque sua prova

A caneta pode ser a melhor aliada na hora de sublinhar palavras-chave de um texto, eliminar alternativas erradas e marcar o nível de dificuldade de cada questão. Essas anotações ajudam a deixar a leitura mais dinâmica e a revisão das questões mais rápida.

8. Reserve tempo para o gabarito

Para que a correria e nervosismo do momento não comprometa a transcrição das respostas no gabarito, lembre-se de reservar, ao menos, 30 minutos para seu preenchimento.

9. Pratique

A melhor forma de melhorar seu tempo de prova é praticando. Quanto mais provas antigas e simulados você resolver respeitando o tempo máximo de prova, melhor será sua administração do tempo e agilidade para responder às questões. Com essas dicas fica mais fácil organizar seu tempo e ter um ótimo desempenho na prova do Enem. E se precisar de ajuda, ou quiser se preparar para o Enem, entre em contato com a gente por nossos canais de comunicação e junte-se à força de ser Master.