Entenda como são feitas a elaboração e correção da prova no Enem, seguindo a TRI

Uma das dúvidas mais frequentes dos alunos que vão prestar a prova do Enem é sobre como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para facilitar o entendimento, fizemos uma matéria completa explicando como funciona a correção seguindo a metodologia e como essa prova é montada.

Como a prova do Enem é elaborada:

1 – Professores do país inteiro elaboram questões e as vendem para o MEC.

2- O MEC coleta essas questões, realiza um pré-teste com escolas selecionadas e faz uma calibragem referente ao grau de dificuldade de cada questão.

3 – Separadas em grau de dificuldade, as questões viram itens e são arquivadas em um Banco de Questões, contemplando as quatro áreas do conhecimento: Ciências Naturais, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e suas Tecnologias.

4 – Para a produção da prova, são selecionados 180 itens desse Banco de questões.

5 – A prova é aplicada conforme data divulgada pelo MEC.

Como funciona a correção baseado no TRI:

Tudo dependerá da coerência dos acertos de cada aluno. Um dos grandes pontos da correção seguindo a TRI é que é possível, baseado em cálculo feito pelo INEP, saber se o aluno respondeu a prova de acordo com conhecimento próprio, ou se ele respondeu com “chutes”.

Um item que teve alto índice de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos na composição da nota final. O estudante que acertar uma questão que teve um alto índice de erros ganhará mais pontos pelo item. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

É importante lembrar que a nota final não retrata o desempenho individual do aluno, mas sim, a posição que ele ocupa na escala de proficiência em comparação aos outros candidatos.

Com esse método de correção, é impossível o aluno tirar nota máxima, pois a régua da pontuação geral sempre vai alterar a nota final, o que faz a escala da pontuação de um candidato para o outro ser superada sempre.

Quanto mais próximo da nota mínima, menos o sistema entende que o aluno domina as áreas de conhecimento da prova. Se a prova for corrigida apenas com os acertos brutos nas questões totais da prova, haveria um número muito grande de empates que colocariam no mesmo nível pessoas que apresentam proficiências diferentes.